15 de julho de 2013

5

O Orfanato da Srta Peregrine para Crianças Peculiares

Mais uma agradável surpresa literária a qual me deparei este mês. Este livro estava fazia tempo estacionado na minha estante, por eu achar que se tratava de alguma coisa assustadora e que me deixaria com medo. *medrosa*
Realmente tive “medo” ao longo da leitura, principalmente quando o avô de Jacob, Abraham Portman, contava as histórias de seu passado para ele. Mas foi uma surpresa agradável e tremenda ao passar dos capítulos.
Uma tragédia se acomete à vida de Jacob logo no inicio da leitura e que o deixa sem chão. Jacob, que não tinha muitos amigos, começa a ficar ainda mais enclausurado e aflito, pois na noite da tragédia, ou seja, a morte de seu avô, ele viu algo que pensava existir apenas nas fábulas que seu avô o contava.
Após esse acontecimento, Jacob começou a se questionar se as histórias de Vovô Portman eram realmente apenas fantasia ou se seriam a mais pura e mágica realidade. Pressentindo que a única maneira de se acalmar e tentar compreender a vida de seu avô era ir à Ilha na costa do País de Gales em busca do Orfanato, o qual era chamado de lar por vovô Portman, e é exatamente isso que Jacob decide fazer. Inesperadamente, é na ilha que começa a maior aventura que Jacob jamais imaginou ter em sua vida.
É uma leitura fascinante e mágica.  O mundo criado pelo autor é algo que eu nunca tinha lido e adorei. A escrita magnífica prende do início ao fim, contendo um tom hilário e inteligente em tudo o que acontecia. Personagens (com o perdão do trocadilho) peculiares e que conseguiram, cada um do sei jeito, roubar a cena. Sem contar na loucura maravilhosa que o autor fez com o tempo e o espaço. Uaau!
Em nenhum momento antes das explicações começarem a aparecer no livro consegue-se perceber do que se trata este orfanato e como a vida e as histórias de vovô Portman em relação aos peculiares estavam tão diretamente ligadas à vida de Jacob. Em certos momentos eu pensava: - Ah, daqui a pouco o Jacob acorda... mas que nada! Era aquilo mesmo que tava acontecendo, e era tudo espetacular.
E falei dessa maravilha de livro sem nem comentar as fotos que fazem parte do enredo, para ilustrar e embasar todos os eventos, o que torna tudo mais “real” durante esta maravilhosa viagem.  Recomendo muita viajar junto com os peculiares da Srta Peregrine.


“Agarramo-nos a nossos contos de fadas até que o preço por acreditar neles se torna alto demais” P. 12.

5 comentários :

  1. Oi Ana!
    Então, eu tenho um medinho de ler esse livro por causa das fotografias. Não iria aguentar ler de noite nem sozinha. :P
    Mas eu to curiosa para saber como o autor criou o ambiente. Se for tão mágico quanto você diz, deve ser maravilhoso.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luara! Obrigada :) E é sim, totalmente mágico e diferente. Vale a pena. E não dá taanto medo assim. HEHE.
      Beijão!

      Excluir

Design: Livros e Chimarrão | Tecnologia do Blogger | Layout/ Acessórios e personalizações de Blogs Todos os direitos reservados ©2012