27 de novembro de 2013

7

Entrevista: Camila Monteiro

Oi, Gente.
Depois de um período longo sem postar nada, nem dar as caras por aqui, é com imenso prazer e alegria que anuncio:
ACABEI A FACULDADE \õ/ Ontem foi minha última aula de graduação da vida... e eu tô radiante ainda! Vou sentir muita falta, tenho certeza, mas por enquanto quero aproveitar.

E, para comemorar, trouxe uma entrevista com a querida autora Camila B. Monteiro que escreveu  "O Acumulador de Troféus", um livro que conheci pelo Skoob e me apaixonei pela sinopse. Vamos conhecer um pouco mais?



A Entrevista: 

Conte um pouquinho sobre o seu livro.


 O Acumulador de Troféus é minha primeira obra. Isso sem contar os inúmeros contos e crônicas que escrevo e não mostro para ninguém. É um drama policial com toques de suspense e que envolve uma temática que gosto muito que são os assassinatos em série. É um assunto pouco falado aqui no país, mas que atiça a curiosidade. Está sendo lançado de maneira independente através do Selo Boemia Urbana - que me auxiliou com os códigos e registros necessários - mas é acima de tudo, resultado de uma união de amigos e parceiros que impulsionaram e finalizaram o projeto comigo. Foi tudo patrocinado por mim e desenvolvido por pessoas maravilhosas, empenhadas a levar a literatura brasileira para frente. Um livro não é feito somente pelo escritor. Hoje posso dizer que escrever a história é a parte mais gostosa, mas está longe de ser a mais complicada.
- Como e quando surgiu a ideia de escrever um livro?
Há anos atrás eu tive vontade de escrever um livro sobre mulheres. Seria inicialmente a histórias de várias mulheres de uma única família vivendo dramas característicos de cada idade - cada uma lidaria de maneira diferente e todas fariam isso juntas, ou seja, um drama apenas, nada policial. Eu comecei esse livro umas quatro vezes e quando decidi que levaria a sério mesmo comecei a construí-lo, inicialmente com Maria - que é minha protagonista - adicionando o Lalau logo em seguida e as filhas... O fato é que a partir daí, ainda no capítulo três, uma outra história começou a nascer de forma tão forte em minha cabeça que não consegui desviar mais. Assim, sem planejamento nasceram todos os outros personagens e toda essa trama. Foi realmente uma ideia que praticamente andou sozinha. 
- Quais foram as suas inspirações? Cotidiano ou as ideias que foram acontecendo ao longo do processo de escrita? Filmes? Outros autores?
Séries e principalmente livros me inspiraram mais no sentido policial. O drama ficou por conta de tudo que observo. Gosto dessa coisa que criar histórias à partir de algo que vi acontecendo na rua, tenho vários contos criados assim. Minha maior inspiração sempre vem do cotidiano, qualquer lugar é perfeito para criar personagens. Quer passatempo melhor do que esse?
- O que podemos esperar de seu livro? Ação? Suspense? Essas coisas... se quiser pode explanar um pouquinho os personagens.
O Acumulador de Troféus foi uma mistura de ação, suspense e drama em uma medida quase igual. Acho que um gênero completa o outro nessa história. Eu quis construir uma algo girando em torno de pessoas normais que poderiam morar tanto em uma fazenda no interior de Goiás (como é no livro) quanto do lado de sua casa. 
Maria é a típica mulher submissa que precisa, querendo ou não, descobrir sua força para lutar ao passo que Dani - sua irmã - já é de uma geração mais independente e conseguiu construir sua vida sozinha e da maneira que sempre sonhou.
Os personagens foram nascendo à medida que eu precisava deles. Lalau e Maria foram os primeiros a existir em minha cabeça e tudo, sempre, girava em torno deles. TJ foi o último a ser criado, e confesso que fiquei feliz demais com ele - Ao final do livro ele era sem dúvidas nenhuma o meu preferido. Acho que todos os personagens têm sua essência e seu ponto atraente para diversos leitores, coloquei um pouco de mim em cada um deles e gostei do resultado de todos.
- Possui algum outro projeto em andamento?
Sim. Na verdade ainda segue a linha policial, mas com um toque do que eu amo mais na literatura que é o suspense sobrenatural. É basicamente uma história de fantasmas com regras entre eles e muita cena de arrepiar. É um projeto maior, mais longo e muito mais complicado. Provavelmente terá mais de um volume. Só posso dizer que está ficando eletrizante e com uma velocidade acelerada se comparado ao Acumulador de Troféus.
- Conte-nos um pouco sobre seu gosto por leitura e deixe uma mensagem para os leitores do site.
Ler não é mais um vício, pois já me define. Estou sempre carregando um livro, seja impresso ou digital em meu celular e não sei como passar um dia sequer sem ler algumas páginas. Eu amo desde romances bobinhos até clássicos do Stephen King que é a minha maior inspiração hoje. Preciso ressaltar que ler inúmeros livros foi o primeiro passo para construir minha obra de maneira coerente e atraente, portanto essa é minha mensagem para todos:

- Leiam. Tanto faz o caminho que você decidiu seguir, se quer escrever leia muito e se quer ser culto, leia mais ainda. Não se deixe influenciar por modinhas e leia sempre antes de tomar partido de algo.
Se ficaram tão empolgados quanto eu, adicionem o livro no Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/351205-o-acumulador-de-trofeus
E também tem o perfil da autora, caso queiram entrar em contato com ela ou tirar alguma dúvida.

Site de vendas: www.camilabmonteiro.com
Espero que tenham gostado :) Camila, obrigada e sucesso! <3
Em breve tem resenha aqui no site.

7 comentários :

  1. Obrigada! Adorei me ver aqui! Hahahaha

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Ahh, que legal Ana Paula. A Camilete merece esse presente e você foi muito feliz quando resolveu fazer a entrevista e prestigiar nossa amiga escritora e talentosa.

    meu afeto às duas

    Lu C.

    ResponderExcluir
  3. Olá Ana Paula

    Há muito conheço a Camilinha e adoro esta amiga super talentosa.
    Adorei a entrevista. Vou aguardar a sua visita.

    Venha participar do SORTEIO TALENTO MODA PLUS SIZE.
    Mesmo que seja magra, sempre temos a quem presentear, o Natal vem aí.

    AMIGA DA MODA by Kinha

    ResponderExcluir
  4. A Camila está no caminho certo e fará muito sucesso,

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Camila e Ana Paula!

    Adorei história e estou louca pra ler... Ótima entrevista!

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Meu exemplar acabou de chegar aqui no trabalho. Obaaa!!!! Tá difícil me segurar pra não começar a ler imediatamente. Gostei muito da entrevista. Parabéns a vocês duas!

    ResponderExcluir
  7. Legal abrir espaço para pessoas como a Camila e para o estímulo à leitura.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir

Design: Livros e Chimarrão | Tecnologia do Blogger | Layout/ Acessórios e personalizações de Blogs Todos os direitos reservados ©2012