9 de fevereiro de 2014

4

Resenha: Feitiço. Saga Encantadas #2

Feitiço é o segundo volume da saga “Encantadas”. Enquanto no primeiro volume, Veneno, conhecemos, e nos chocamos, com uma nova Branca de Neve em Feitiço somos apresentados à Cinderela criada por Sarah Pinborough.
            O fundo da história tem a mesma premissa que a original - a irmã emprestada que não tem um relacionamento muito bom com a madrasta e nem com as irmãs, sendo a mais bonita entre as três e que é obrigada a fazer todo o serviço de casa. E daí aparece a fada-madrinha que a torna a mais bela do baile e faz com que o príncipe se apaixone por ela.
Porém, como estamos falando da cabeça e imaginação de Sarah Pinborough, claro que não fica apenas nessa premissa básica e “sem graça”. Temos, mais uma vez, uma enorme reviravolta nos reinos das princesas tipicamente conhecidas por nós, sendo nas atitudes ou nos “desejos”, se é que me entendem- safadjénhas!
Cinderela tem uma ajudinha não da fada-madrinha e, sim, de uma feiticeira que já faz parte da saga, tendo aparecido em Veneno. Robin Hood também é inserido no contexto, tendo um papel bem importante, assim como o Caçador **suspiros** que volta nesta história para dar um ar mais rústico à vida de Cinderela e fazer ela enxergar as coisas como elas realmente são.
E assim como fez com a “Rainhá Má”, a meia-irmã de Cinderela, Rose, ganhou um espaço bem grande, não sendo má, mas sim pé no chão e, ao invés de atrapalhar, ela tem um papel crucial no desenrolar do enredo. Com todos esses personagens (e mais alguns que vou manter em segredo para continuar o suspense do livro) voltando à tona, torna a ligação entre os livros ainda mais forte, fazendo também com que compreendamos certas coisas da história anterior.
Confesso que “Feitiço” foi uma leitura mais fácil e fluída do que Veneno, eu gostei mais. Talvez porque eu estivesse acostumada e já esperando por umas loucuras da autora, fazendo com que eu não ficasse tão chocada (tirando o final, como sempre ela fez um final de deixar o queixo caído e acabar com as fantasias infantis sobre princesas da nossa cabeça), ou pelo fundo de mistério que o livro inteiro traz. Mistério este que não é assim tão profundo, já tinha percebido as ligações logo no início, porém nada que desmerecesse e tirasse a vontade de ver o fim logo.

4 comentários :

  1. Ainda bem que Sarah Pinborough iniciou seus livros depois que eu cresci... hehehe

    ResponderExcluir
  2. Que inveja sinto de quem já leu esses livros!
    Estão na minha lista de desejados...
    Acho as capas, do primeiro e do segundo, liindas :")
    Seguindo o blog flor :D
    Beijinhos,
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  3. Caramba! Não conhecia essa saga e nem a autora. Estou com medo de ler!!! Vai acabar com meus contos de fada! Kkkkkkkk......
    Vamos ver se tomo coragem!
    Parabéns pelo blog!

    http://citacaonumclick.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Terminei esse livro ontem, e adorei!
    Beijos.
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir

Design: Livros e Chimarrão | Tecnologia do Blogger | Layout/ Acessórios e personalizações de Blogs Todos os direitos reservados ©2012