16 de março de 2014

7

Divagando. #1 Leituras Nacionais



Oi, Queridos.
Hoje eu pensei em fazer uma coisa um pouco diferente aqui no Blog. Resolvi falar, literalmente divagar, sem ser resenha nem nada! Espero que gostem.
Escolhi para meu primeiro assunto um que eu acho bem importante... Leitura de livros nacionais.
Admito que desde que comecei a ler "de verdade", com uma certa assiduidade e de forma contínua, não lia nada nacional. Motivo? Não tinha, apenas não ia atrás de nacionais. Simples (e burra) assim. Sempre gostei do Carpinejar, isso sim, porém lia as crônicas que ele escreve para a Zero Hora e só.

"Mas isso mudou, não mudou, Ana Paula?"
Sim, isso mudou.

"E quando e como que foi isso?"
Foi quando eu ganhei o livro "O Mundo de Vidro" do maravilhoso Maurício Gomyde.
Minha amiga Andresa (Do In Bookshelf) me deu ele de natal, autografado (Cof, Cof), e no início deste ano eu li e ME APAIXONEI! 
Que livro espetacular. Achei magnífico, bem escrito, com final digno! Demais. Favorito e 5 estrelas no Skoob. Posso dizer que com certeza a leitura desse livro foi um divisor de águas pra mim.
Depois disso li "Apocalipse Zumbi" do Alexandre Callari, "A lenda do lago dourado" do Edson Vanzella Pereira, o qual me prendeu do início ao fim! 
Depois de uns dias eu li, divino também, "O Acumulador de Troféus" da parceira aqui do blog, Camila Monteiro. Gente! Foi de cair o queixo. Simplesmente arrebatador este livro.

E daí, depois disso, eu pensei: MAS PORQUE DIABOS EU DEMOREI TANTO se em 100 por cento das leituras que eu fiz eu me apaixonei pelo livro? (Tá bom que foram só 4 até agora, mas mesmo assim formam 100 por cento hehehe).

Não sei. Infelizmente eu não sei porque eu demorei tanto pra olhar pra esses daqui de dentro. Óbvio, minha opinião e o fato de eu ter começado a olhar com outros olhos, não vai fazer a mínima diferença para o mercado editorial nacional... Mas admito que na minha vida e na minha maneira de enxergar essa riqueza daqui me deixou muito mais orgulhosa e feliz. 

Acho que está em nós, leitores Brasileiros, a mudança na chave para fazer com o que é nosso tenha tanto valor quanto o de fora, ou quem sabe até mais! =)

Agora estou com umas leituras nacionais para fazer na lista:
"A Casa da Cristaleira" do parceiro J.R. Digênio que chega na próxima semana e eu estou louca para ler.
"Quero ser Beth Levitt" da fofa e super querida Samanta Holtz.
E o meu desejo nacional do momento: "Uma Janela no Tempo" da Lorena de Macedo.

Espero que tenham gostado. Se tiverem mais dicas, me deixem nos comentários e me contem também quais os nacionais que vocês mais gostam.

7 comentários :

  1. Que interessante saber desta tua opinião, realmente sem motivos acabamos preterindo o que é nosso. Bjos

    ResponderExcluir
  2. Quando me apaixonei pelos livros, era pequena demais para ver diferença entre o que era nacional ou não... ~.~'
    Isso foi bom pra mim, pq cresci com a mente aberta a todos e li livros de autores nacionais fantásticos! Amo os livros do André Vianco, do Monteiro Lobato, acabei de descobrir a Paula Pimenta e seus livros deliciosos, e também estou com o livro da Samantha Holtz na minha estante esperando o tempo para ser lido. Que bom que vc chegou a esse mundo!!!!

    Bjooooooooooo

    Cássia Lima - Vivendo um Sonho por Dia
    http://rcassiaslima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Acho muito legal dar força para os autores brasileiros. Não seria para menos ja que eu mesma estou escrevendo meu livro. Engraçado é que antes eu não pensava assim. Até uma amiga minha publicar o livro dela no Clube de Autores. A historia dela é tão boa que me fez lembrar que aqui também encontramos coisas muito bem escritas (não deve ser o caso da minha... kkk) Pelo menos ate agora nenhuma reclamação.
    Ahh verdade eu estou postando o livro aos poucos no Nyah! o link esta lá no meu blog em noticias. Retrato de uma Vida é o nome da fic/livro. xD
    bjinhos...
    Ja estou seguindo *o*
    Naty Rangel
    livrosdanatyrangel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Você começou a gostar de livros nacionais depois que leu O Mundo de Vidro!!! Em pensar que este é o único do autor que eu ainda não li, todos os outros dele são ótimos e valem muito a pena.
    Hoje em dia, boa parte da minha estante é composta por autores nacionais e eu tenho muito orgulho disto!!!

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não li O Mundo de Vidro, mas tenho bastante vontade. Sempre leio comentários positivos sobre ele. Estou tentando ler mais livros nacionais, o vestibular proporcionou que eu conhecesse autor brasileiros muito bons e eu espero seguir lendo obras deles durante esse ano.

    ResponderExcluir
  6. Confesso que estou super por fora das novidades nacionais, mas super apoio a iniciativa. Temos que divulgar a nossa literatura!

    Obrigada pelas dicas.

    literaturizei.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Confesso que não sou muito fã danossa literatura, mas nunca vou me esquecer de Sítio do Pica-pau Amarelo. Marcou minha infância.
    Meu blog te indicou para uma tag que se chama: Qual é o livro?
    http://booksandreader.blogspot.com.br/2014/03/qual-e-o-livro_27.html
    Espero que goste!
    Beijos e parabéns pelo post!

    ResponderExcluir

Design: Livros e Chimarrão | Tecnologia do Blogger | Layout/ Acessórios e personalizações de Blogs Todos os direitos reservados ©2012